Perícias
Lista com todas as perícias de personagem com testes predefinidos e funcionalidades
Pontos de perícia
Seu personagem possuí dois tipos de pontos de perícia.
Pontos de vocação: esses pontos você pode distribuir apenas para perícias da sua vocação. Você possuí Pontos de Vocação = 15 + seu atributo de educação multiplicado por 6
Pontos livres: esses pontos você pode distribuir em qualquer perícia disponível na ficha de personagem. Você possuí Pontos livres = 15 + seu atributo de Inteligência multiplicado por 5
Distribuindo pontos em perícias
Você pode distribuir seus pontos seguindo a regra de pontos de vocação e pontos livres.
Você só pode distribuir no máximo 100 pontos em uma única perícia.
Exemplo: Sua perícia Atletismo possuí 65% devido ao seu atributo de
Corpo. Você pode adicionar no máximo 100 pontos e totalizar 165% na perícia. Você ainda pode utilizar de Caracteristicas,itens e experíciencia para aumentar a % nessa perícia, porem não pode distribuir mais pontos nela.
Perícias de utilidade
Acrobacia(5xDEST)
- Equilibrio (Teste Comum)
- Amortecer queda (Teste Comum)
- Escapar (Teste Difícil)
- Levantar-se rápidamente (Teste Comum)
- Passar por local apertado (Teste Difícil)
- Passar por inimigo (Teste de Oposição)
Adestramento(5%)
- Acalmar Animal (Teste Difícil)
- Assustar Animal (Teste Comum)
- Manejar Animal (Teste Difícil)
- Veterinária (Teste Comum): Você pode fazer testes da perícia de primeiros-socorros em animais.
Atletismo(5xCORP)
- Corrida (Teste Comum à Difícil)
- Escalada (Teste Comum à Difícil)
- Salto (Teste Comum à Difícil)
- Natação (Teste Comum à Difícil)
- Levantar objeto pesado (Teste Comum à Muito Difícil)
Crime(10%)
- Arrombar (Teste Comum à Difícil)
- Furto (Teste de Oposição à Percepção)
- Sabotar (Teste Comum à Difícil)
Diplomacia(5xPERS)
- Discursar (Teste Comum): Você fala em publico e suas ideias são levadas a sério
- Mudar Atitude (Teste de Oposição)
- Persuasão (Teste de Oposição)
- Coagir (Teste de Oposição)
Dirigir automóvel (20%)
- Dirigir em alta velocidade (Teste Comum)
- Manobra Perigosa (Teste Difícil)
Enganação (4xPERS)
- Disfarce (Teste de Oposição)
- Falsificação (Teste de Oposição)
- Insinuação (Teste de Oposição)
- Intriga (Teste Difícil)
- Mentir (Teste de Oposição)
Engenharia (5%)
Engenharia Cívil
- Conhecimento Arquitetonico (Teste Comum): Você sabe como estruturas funcionam, e tambem seus pontos fracos.
- Esboçar Planta (Teste Difícil): Com base em uma estrutura você pode criar um esboço de como pode ser a planta dessa estrutura, quantas salas tem e de que tamanho, e em caso de estruturas maiores, onde ficariam os dutos de ventilação.
Engenharia Eletrica
Engenharia Industrial
Engenharia Robótica
Furtividade (4xDEST)
- Enconder-se (Teste de Oposição)
- Seguir (Teste de Oposição)
Natureza (10%)
- Conhecimento Geográfico (Teste Comum)
- Conhecimento de flora (Teste Comum)
- Criar Mapa (Teste Comum)
- Orientar-se (Teste Comum)
História (10%)
- Arqueologia (Teste Difícil)
- Conhecimento Histórico (Teste Comum)
- Pesquisa Histórica(Teste Comum)
Intuição (4xSABE)
- Perceber Mentira (Teste de Oposição)
- Pressentimento (Teste Difícil)
Investigação (3xINTE)
- Investigar (Teste Comum)
Medicina (5%)
- Diagnostico (Teste Comum): em 1d4 rodadas você consegue determinar quantos pontos de vida qualquer ser vivo tem atualmente e tambem suas condições físicas atuais(se possuí ferimentos, efeitos de medicamentos ou dopping)
- Cirurgia (Teste Difícil)
- Tratamento continuo (Teste Comum)
Ofício (3xEDUC)
A perícia de ofício simboliza a sua atuação em sua profissão e em hobbies do seu personagem, seja cozinhar, pintar, fabricar móveis de madeira e etc. Você só pode fazer testes de ofício de profissões relacionadas a sua vocação e à história do seu personagem
- Realizar Ofício (Teste Comum)
- Obter renda extra (Teste Comum)
Percepção (4xSAB)
- Perceber (Teste Comum)
Pesquisa (1%)
Física
- Calculo matemático (Teste Comum)
- Calcular trajetória (Teste Comum)
- Conhecimento Físico (Teste Comum)
Química
- Fabricar composto químico (Teste Comum)
- Conhecimento Químico (Teste Comum)
Linguagem
- Entender lingua Estrangeira (Teste Comum): você entende uma frase de uma lingua popular.
- Entender lingua Antiga (Teste Difícil): você entende uma frase de uma lingua não falada em muito tempo.
- Detectar mensagem escondida (Teste Difícil): Você pode identificar se há alguma mensagem escondida
Biologia
- Conhecimento Biológico (Teste Comum)
- Entender Corpo Desconhecido(Teste Difícil): Você pode analisar corpos e mudanças que ocorreram neles. em 1d4 horas você consegue verificar os atributos físicos de um ser vivo
- Estudar Ser Vivo(Teste Difícil): Você pode analisar um Corpo de um Ser Vivo inconciente ou morto e entender suas caracteristicas físicas e mudanças. Você pode fazer um teste de perícia Estendida, para cada falha você demora 1 hora a mais para obter o resultado, ao atingir um sucesso você descobre os atributos físicos, caracteristicas e habilidades do ser vivo. Além disso se o Ser estiver morto você descobre se possuía alguma doença ou veneno.
- Identificar Fauna e Flora (Teste Comum)
Direito
- Legislação (Teste Comum)
Primeiros socorros (30%)
- Socorrer (Teste Comum): Você estabiliza peronsagens com status de sangramento mesmo sem todas as ferramentas pra isso.
- Cuidado continuo (Teste Comum): Você ajuda na recuperação de um ferido, se prestar assistência a um ferido 1 hora por dia você pode realizar esse teste e se passar o personagem recupera o dobro de pontos de vida que normalmente recuperaria
Pilotagem (5%)
- Pilotar veículo complexo (Teste Comum)
- Manobra Perigosa (Teste Difícil)
Sobrevivência (3xSABE)
- Rastrear (Teste de Oposição)
- Orientar-se (Teste Comum)
- Sabedoria das Ruas (Teste Comum)
- Sobreviver em ambiente selvagem (Teste Dificil)
Tecnologia (10%)
- Hackear (teste Difícil)
- Falsificar digitalmente (Teste de Oposição)
- Buscar Arquivo (teste Comum)
- Operar dispositivo (teste Comum)
Tecnologia Xeno (0%)
Tecnologia Xeno é qualquer tipo de tecnologia 'estranha' e diferente do cenário presente, podendo ser uma nave extraterrestre, uma maquina do tempo, ou um aparelho de uma civilização antiga que não existe mais. Todos esses cenários o personagem pode utilizar essa perícia, personagens que desconhecem dos cenários citados não podem adquirir pontos nessa perícia na criação de personagem. No momento que um personagem tiver contato com uma tencologia xeno durante alguma cena da campanha, o personagem será capaz de adicionar pontos nessa perícia.
- Operar dispositivo Xeno (teste Comum)
- Consertar dispositivo Xeno (teste Dificil)
- Criar dispositivo Xeno (teste Muito Dificil)
Perícias de Combate
Corpo-a-corpo (4xCORP)
Pistola/ Arremesso (4xDEST)
Arma de fogo(10%)
Proficiência em armas
Perícias Adicionais
O mestre pode adicionar perícias adicionais como desejar em sua aventura
FAQ
Farmácia é uma perícia?
Em termos de narrativa, sim! Farmácia é uma grande area da medicina com especificações bem complexas e únicas diferentes das demais areas da saúde. Porem em termos de jogabilidade, seria mais uma perícia para disputar os pontos dos jogadores, sendo mais uma forma de atrapalhar o build dos personagens do que tornando o jogo imersivo.
Você como mestre, pode adicionar a perícia farmácia(01%) na sua mesa sem problemas, ou optar por testes de perícia alternativas para a area farmaceutica como por exemplo medicina para prescrever um remédio, biologia para itender a reação de forma exata de um farmaco em humanos ou animais, ou até mesmo química para fabricação de drogas.
Veterinária é uma perícia?
Da mesma forma como explicado em Farmacia, seria uma perícia deixada de lado pela maioria dos jogadores então ela foi englobada dentro de Biologia. Você tambem pode fazer testes de primeiros socorros em animais feridos e caso precise fazer uma cirugia mais complexa como um transplante de orgãos o mestre pode optar por um teste de medicina.