Afiliações
Mêcanicas de interação entre personagens e suas histórias na narrativa
O que é uma Afiliação?
A Afiliação é uma mecânica do New Frontiers RPG utilizada para medir as relações sociais entre personagens da trama. Esse conjunto de regras enfatiza o aspecto humano social dos personagens a fim de trazer mais peso e significado a vida e a morte. Elas funcionam da seguinte forma:
Em sua ficha possuí uma tabela com 2 colunas. Uma Para afiliações positivas e outra para afiliações negativas. Cada afiliação, tanto positiva quanto relativa possuí até 3 níveis explicados abaixo
Para existir uma afiliação positiva, o personagem do jogador e o outro personagem devem conviver a algumas semanas, possuirem gostos similares, defender a mesma causa, e se ajudarem no dia a dia. Nessa ocasiação o personagem desenvolvem uma relação de amizade sendo uma Afiliação Positiva de nível 1.
Agora se o seu personagem são amigos a mais de 10 anos e esse companheirismo muda a sua vida de alguma forma essa afiliação sobe de nível e se torna uma afiliação positiva de nível 2.
Entendendo as Afiliações
Positivas
Afiliação Positiva +1: Amizade a curto período de tempo com relevancia ao seu personagem mais que os demais:
Exemplos: colega de quarto, membro da tripulação, amigo da escola
Afiliação Positiva +2: Alguem que estave presente em grande parte da sua vida e mudou sua vida de alguma forma, te ajudando em momentos pesados de dificuldade ou te salvando de uma quase morte. Alguem que sempre este la quando mais precisou e sabe que essa pessoa vai significar algo para você pelo resto de sua vida.
Exemplos: Amigo de infancia, Um grande amor, um mestre que ensinou tudo o que sabe. Pais presentes durante a infancia do personagem se enquadrão nessa categoria.
Afiliação Positiva +3: Uma pessoa que se destaca de todas as outras, para alcançar esse estágio a relação deve ultrapassar as barreiras interpessoais e de cuidado próprio, sendo capaz do personagem sacrificar sua vida para salvar a pessoa afiliada. O personagem afiliado deixa de ser apenas uma pessoa importante da sua vida e se torna a razão da existencia do seu personagem, contribuindo para seus objetivos e conquistas de sua existencia.
Exemplos: O grande amor de sua vida, Uma mãe que cuidou de você na ausencia de uma figura paterna e deu tudo o que tinha pela sua existencia, um filho único assim como no exemplo anterior, ou até um ditador que exige devoção completa de seu ser para fazer parte de sua tropa.
Um personagem normalmente só conseguirá possuir uma relação de nível 3 durante a vida.
Negativas
Afiliação Negativa -1: Diferente da afiliação positiva, a afiliação negativa pode representar um grande número de pessoas que por algum trauma torne o comportamento do personagem mais frio a esse grupo. Geralmente quando uma pessoa mata um afiliado de nível +1 do seu personagem essa pessoa se torna um afiliado -1 para o seu personagem.
Exemplos: Soldados do país que esta em guerra com o seu, soldado que matou seu colega de equipe, ou alguem que se aproximou do seu personagem para te enganar.
Afiliação Negativa -2: Um personagem com que a atitude fez você sofrer por vários anos da sua vida, pode ser um inimigo que matou varias pessoas que conhecia ou alguem que fez você ir preso.
Afiliação Negativa -3: O arqui Inimigo do seu personagem, ter um personagem nessa afiliação é como tornar o objetivo de vida do seu personagem acabar com a vida desse afiliado.
Outras afiliações
Personagens que seu personagem desconhece são considerados como afiliação neutra (0) e não precisam ser preenchidos na tabela
Os personagens Afiliados não precisão possuir a mesma afiliação, veja o exemplo:
Um vilão em um ataque matou os pais do protagonista e foi embora, para o protagonista esse vilão pode se encaixar na categoria de arqui inimigo(-3), mas para o vilão, o protagonista está em uma afiliação neutra(0) afinal ele nem conhece de verdade.
Mecânicas da afiliação
Bônus por afiliação
Nível da Afiliação | Bônus | Desvantagem |
---|---|---|
+1 | +4 perícias em conjunto ou para salvar o personagem | 2 meses de Luto |
+2 | +8 perícias em conjunto ou para salvar o personagem | 2 anos de Luto |
+3 | +12 perícias em conjunto ou para salvar o personagem | tempo indeterminado de Luto |
Nível da Afiliação | Bônus | Desvantagem |
---|---|---|
-1 | +4 perícias de ataques contra o personagem | -4 contra finta |
-2 | +8 perícias de ataques contra o personagem | -8 contra finta |
-3 | +12 perícias de ataques contra o personagem | -12 contra finta |
Luto
A mecânica de Luto é uma das grandes dúvidas do sistema quanto a representar uma condição tão abstrata. Para muitos jogadores falar sobre luto pode ser um tópico sensivel e todos da mesa DEVEM estar de acordo ao utiliza-la.
Atualmente não há regras referentes ao comportamento do personagem durante o luto, a representação de luto fica a carater interpretativo dos próprios jogadores, sendo se afastar de tópicos relacionados a morte ou agir de forma mais amena.